Blog

As 6 perguntas mais frequentes sobre DPOC

COMPARTILHE:

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição respiratória progressiva que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas vezes causada pelo tabagismo ou exposição a poluentes atmosféricos, a DPOC pode causar sintomas debilitantes e afetar significativamente a qualidade de vida. No Brasil, ela é a quinta principal causa de morte, com 290 mil internações anuais. Apesar disso, a doença é pouco conhecida, dificultando diagnóstico e tratamento.

Neste artigo, abordaremos as seis perguntas mais frequentes sobre a DPOC para ajudar a entender melhor essa condição e suas implicações.

Fumar é um fator de risco para DPOC?

Sim, cerca de 15% das pessoas que fumam um maço de cigarro por dia e 25% das que fumam mais de um maço desenvolvem a doença. Parar de fumar é recomendado para prevenir a doença e melhorar a qualidade de vida. Inclusive, quem já foi diagnosticado com essa condição, consegue evitar a progressão do quadro se parar com esse vício.

Quanto tempo de vida um portador de DPOC grave pode ter?

Não é possível estabelecer um limite de tempo que um portador da doença pode viver. O tratamento adequado e hábitos saudáveis podem proporcionar uma vida plena e saudável, mesmo em casos graves.

Os medicamentos podem perder eficácia com o tempo?

Os medicamentos podem perder eficácia com o tempo devido à progressão da doença. Por isso, o tratamento é ajustado conforme o estágio e os sintomas apresentados. Em caso de piora no quadro, é necessário revisar a terapia e as dosagens utilizadas.

Como evitar ataques de pânico durante as crises de falta de ar?

A falta de ar, agravada por crises de ansiedade ou pânico, é um sintoma comum em doenças respiratórias. Na DPOC, a expiração torna-se mais demorada devido ao comprometimento pulmonar. Para prevenir crises, a reabilitação pulmonar e técnicas de respiração são medidas eficazes para fortalecer a musculatura respiratória e otimizar o fluxo de entrada e saída de ar, respectivamente. Além disso, práticas de relaxamento, como mindfulness, podem ajudar a controlar a ansiedade.

A cirurgia para Enfisema Pulmonar pode oferecer algum risco?

Poucos casos de DPOC podem ser candidatos a tratamento cirúrgico. A cirurgia para Enfisema Pulmonar, chamada Cirurgia Redutora de Volume pulmonar, é uma opção de tratamento eficaz, mas apresenta riscos que devem ser avaliados individualmente.

É possível sentir falta de ar mesmo usando oxigênio suplementar?

O uso de oxigênio suplementar pode não eliminar completamente a falta de ar, pois esta pode estar associada a outros fatores, como hiperinsuflação pulmonar ou retenção de gás carbônico. Exames complementares são essenciais para identificar e tratar adequadamente o problema.

O CEMEC está conduzindo diversos estudos científicos com a finalidade de desenvolver novos medicamentos para melhorar o tratamento de diversas doenças como a doença pulmonar obstrutiva crônica. Clique aqui, saiba mais sobre o nosso estudo de DPOC, indique àqueles que podem se beneficiar dele e conheça todas as nossas oportunidades.

Tenha a chance de aumentar a sua qualidade de vida e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar experiente. Se você conhece algum amigo ou familiar que pode participar de nossa pesquisa clínica, não hesite em indicar e compartilhar esse artigo com ela. Ao participar ou indicar um estudo clínico, você oferece um tratamento integral ao lado de uma equipe multidisciplinar experiente que acompanhará o paciente sem custos.

O CEMEC é um centro de pesquisa clínica comprometido com o avanço da medicina por meio do estudo de novos medicamentos e tratamentos para diversas doenças, buscando melhorar a qualidade de vida de inúmeras pessoas diariamente.

Acesse o nosso site, confira os estudos em aberto e se torne um voluntário em pesquisa clínica.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat