Pré-cadastro para vacina para a Covid-19 em Gestantes

SOBRE A COVID-19

Compartilhe e indique a pesquisa para seus conhecidos e contribua na luta à Covid-19.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

A doença do coronavírus (Sars-CoV-2) é caracterizada pela sua ágil e fácil proliferação entre as pessoas e os acometidos podem apresentar quadros assintomáticos, leves, moderados, graves ou gravíssimos.

A sua transmissão ocorre principalmente quando uma pessoa infectada libera gotículas com o vírus através de espirro e/ou tosse e alguém a inala ou toca uma superfície que tenha sido contaminada e passa as mãos nos olhos, nariz ou boca.

CEMEC - Estudo vacina Covid para gestantes

Dentre os sintomas mais comuns da Covid-19 está a febre, tosse seca e o cansaço, entretanto é possível manifestar uma grande variedade de outros sintomas, dentre os quais podem ser destacados: dores, diarreia, desconforto, conjuntivite e perda de paladar ou olfato.

Devido ao período de incubação do vírus, uma pessoa infectada pode espalhá-lo sem que ciência de tê-lo contraído. 

A imunização através de uma vacina é a forma mais eficaz de proteger a si próprio e todas as outras pessoas, portanto a condução de estudos que comprovem a eficácia e segurança das vacinas é uma etapa primordial para superarmos a pandemia do novo coronavírus.

Se você tem:
  • Idade superior a 18 anos, estar entre a 24ª e 34ª semana do período gestacional nos meses de setembro, outubro e novembro, estar realizando o seu pré-natal nas cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo e possuir interesse em participar de uma pesquisa com vacina para a Covid-19;

Realize o PRÉ-CADASTRO NESTA PÁGINA para fazer parte do nosso BANCO DE DADOS e receber novidades sobre futuros estudos conduzidos pelo CEMEC.

Obs.: O seu pré-cadastro não garante a participação no estudo. A nossa equipe de recrutamento analisará os seus dados e entrará em contato para informá-lo(a) sobre o status da sua inscrição.

Você pode fazer a diferença no combate ao novo coronavírus!

Ao realizar o pré-cadastro para algum familiar ou conhecido, lembre-se de não repetir o CPF e e-mail utilizados no cadastro anterior. Caso a pessoa que esteja sendo cadastrada não possua um e-mail, utilize o e-mail do seu cadastro + alguma partícula que possa diferenciá-lo

(ex. caso o seu e-mail seja maria@hotmail.com, utilize maria_irma@hotmail.com)

PERGUNTAS FREQUENTES

O primeiro contato será realizado pela nossa equipe através dos telefones informados por você durante o cadastro.

O estudo de vacina para COVID-19 da Pfizer BioNTech é exclusivo para gestantes, mas é possível cadastrá-los em nosso site para participação em outros estudos.

Para analisar se a vacina é eficaz e segura habitualmente nos estudos clínicos os voluntários são divididos em dois grupos: um recebe vacina em análise e o outro placebo. É previsto pelo protocolo do estudo clínico que, após demostrada eficácia e segurança, os participantes que receberam placebo terão acesso a vacina em estudo.

Mulheres com idade superior a 18 anos que estejam entre a 24ª e 34ª semana do período gestacional nos meses de setembro, outubro e novembro, que realizem o pré-natal em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo, sendo obrigatório apresentar o cartão de pré-natal posteriormente para comprovar essa informação e que não tenham contraindicação ou histórico de alergia a outras vacinas. Em um segundo momento outros critérios de segurança, como doenças graves e de risco, serão avaliados pelo médico do estudo para confirmar sua participação.

O estudo está previsto para iniciar em maio de 2021, nossa equipe entrará em contato com as voluntárias considerando a ordem de inscrição (data) e período gestacional.

É muito importante que informe e acompanhe também seu e-mail, será um dos canais utilizados pela nossa equipe para atualizá-la sobre o estudo e sua inscrição.

Seu pré-natal continuará sendo realizado pela Equipe da Unidade de Saúde que te acompanha e todos os cronogramas previstos pelo seu médico serão mantidos normalmente.

Caso as suas dúvidas não tenham sido sanadas por meio desse impresso, você pode entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp clicando aqui ou salvando o número na sua lista de contatos.

WhatsApp: (11) 94893-0476

FAQ VACINA E PESQUISA CLÍNICA

Vacinação é uma maneira segura e efetiva de se induzir uma resposta imunológica protetiva   contra o microrganismo específico da vacina. Assim, se entrar em contato com este microrganismo, o sistema imune destrói o invasor sem haver doença. As vacinas contra a COVID-19, em testes finais para aprovação, são todas de duas doses e administradas por injeções.

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas. Atualmente existem vacinas disponíveis para nos proteger contra mais de 20 doenças como difteria, tétano, coqueluche, gripe e sarampo. Em conjunto, estas vacinas salvam a vida de cerca de 3 milhões de pessoas todos os anos. A varíola, por exemplo, uma doença muito grave, foi erradicada por causa da vacinação em massa.

Quando somos vacinados, além de proteger a nós mesmos, também protegemos aqueles ao nosso redor. Isso acontece porque a vacinação reduz a propagação das doenças, beneficiando indiretamente algumas pessoas que não podem se vacinar, porque têm doenças graves ou usam determinadas medicações que fragilizam o sistema imunológico.

Para qualquer vacina ser liberada, é necessário que antes sejam feitos testes de segurança e eficácia. Sendo assim, as vacinas contra COVID-19 estão sendo rigorosamente testadas, através de ensaios clínicos controlados, com milhares de voluntários em todo mundo, incluindo aqui no Brasil, tendo se mostrado seguras.

As vacinas atuais são de vírus inativado ou que se utilizam de vetores virais que trazem uma parte do vírus para o sistema imune, além daquelas de ácidos nucléicos e proteínas recombinantes já aprovadas ou em fase final de aprovação. Nenhuma delas tem potencial infeccioso.

Antes da aprovação para uso na nossa população, as vacinas terão que passar por critérios pré-estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Após a liberação para uso, as agências reguladoras e comunidade científica brasileira estarão constantemente monitorando os efeitos das vacinas para uma ação rápida em conjunto com as agências reguladoras e os institutos de pesquisa.

Ainda não se sabe exatamente se todos que tiveram COVID-19 estão necessariamente protegidos ou por quanto tempo dura a proteção em quem foi infectado e desenvolveu imunidade contra o vírus. Enquanto vírus como o do sarampo geram memória protetora, os vírus respiratórios tipicamente não fazem isso, e as pessoas se reinfectam múltiplas vezes. Por isso, muitos estudos estão sendo realizados para investigar o assunto, e no momento é mais seguro não presumir que a infecção pelo SARS-CoV-2 gera memória protetora eficaz em todas as pessoas.

A vacina em estudo ainda não foi aprovada para comercialização, mas todos os estudos clínicos precisam ser analisados e aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgão regulatórios para seleção de voluntários.

No processo de Consentimento Livre e Esclarecido a equipe médica irá explicar sobre estudo clinico, esclarecer suas dúvidas e também informará o cronograma do estudo (datas programadas para visita médica, realização de exames, imunização e diário para registro e monitoramento de sintomas.

A agenda do estudo clínico e dados coletados são essenciais para que os resultados de segurança e eficácia possam ser comprovados. Desta forma, é importante que o participante esteja comprometido para cumprimento do cronograma do estudo.

Os participantes de pesquisa clínica possuem alguns direitos próprios que nem sempre são de conhecimento de todos. Caso você queira conhecer mais sobre esses direitos, clique nos botões abaixo.

Referências bibliográficas das FAQ podem ser acessadas clicando aqui

CEMEC

Cadastre-se e receba notícias do CEMEC

Unidade São Bernardo do Campo

Rua Silva Jardim, nº 187 • Salas 61, 63, 64, 65 e 66 • Santa Tereza
CEP: 09715-090 • São Bernardo do Campo • SP

Fax: +55 (11) 4930.4342
Tel: +55 (11) 4930.4243
E-mail: gerencia@cemecpesquisaclinica.com

Copyright © 2019 CEMEC Pesquisa Clínica. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Emcomjunto
WhatsApp chat