Com o início de um novo ano e as alterações causadas pela tecnologia, é fato que métodos mais eficientes e diretos começam a ganhar destaque. Mas o que podemos esperar no setor de pesquisa clínica em 2023? Assim como as demais áreas da medicina, existem estimativas que podem moldar os próximos passos.
Com uma abordagem que vai além do contato com os voluntários, indo na direção daqueles que demonstram interesse em assuntos de pesquisa, o relacionamento com os envolvidos e a divulgação dos dados também são tarefas que passaram por modificações nos últimos tempos.
Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e veja o que é possível esperar neste ano!
O perfil dos ensaios clínicos em 2023
Para conhecer as tendências e aquilo que pode ser visto como um caminho a ser trilhado em 2023, existem alguns dados que devem ser levados em consideração. Em um relatório divulgado pelo GlobalData, alguns parâmetros podem ser utilizados para definir os esforços deste ano.
Isso porque o estudo mostra que grande parte das pesquisas que serão feitas estão na fase II, ou seja, naquela em que os testes começam a ser ampliados, buscando um grupo diversificado de voluntários.
Outra característica está em pesquisas que devem acontecer em um único país, deixando de lado as análises em conjunto ou aquelas que devem envolver outras nações. No caso dos ensaios clínicos de um país, os principais influenciadores são os patrocinadores não industriais, cenário diferente das situações em que a pesquisa é feita em conjunto.
A justificativa pode estar na quantia que cada um pode oferecer durante o processo. Enquanto os primeiros conseguem contribuir com verbas para movimentar o cenário nacional, as empresas farmacêuticas conseguem atender uma gama maior, em busca de soluções que podem ser comercializadas em diversas partes do mundo.
Outra curiosidade é que no ano de 2021 as pesquisas sobre a Covid-19 tomaram conta dos testes, chamando a atenção de diversos pesquisadores. Entretanto, com a queda no número de casos, a estimativa é que o câncer volte a ocupar uma posição de destaque, sendo o principal tema de análise.
Os resultados das pesquisas clínicas em 2023
Levando em consideração o momento das pesquisas, é perceptível que grande parte dos estudos estão na fase de captação de voluntários, seja para finalizar a fase II ou até mesmo outras etapas do planejamento.
Outra evidência é que uma porcentagem das conclusões será financiada por patrocinadores não industriais, área que pode incluir universidades e faculdades.
Estados Unidos, China e Índia são países que contam com diversos estudos em andamento, levando em consideração problemas que atingem parte da população de cada país.
Mesmo que de forma tímida, a descentralização também começa a aparecer nos estudos, apontando para uma tendência que pode ganhar força nos próximos anos. Diante deste cenário, é possível observar que 2023 pode ser um ano de muitos resultados e respostas quando o assunto são as pesquisas clínicas.
O CEMEC está conduzindo diversos estudos científicos com a finalidade de desenvolver novos medicamentos para melhorar o tratamento de diversas doenças. Clique aqui e conheça, cadastre-se e conheça todas as nossas oportunidades!
Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.