Confira 5 estudos clínicos importantes para o primeiro semestre de 2022!

Apesar da agilidade para criar vacinas contra a Covid-19, muitos estudos clínicos foram interrompidos ou, até mesmo, não iniciados durante a pandemia. Agora, pouco mais de dois anos depois do primeiro caso de Covid-19 na China, a comunidade científica deverá focar em estudos para as áreas menos exploradas durante este período, como a Neurologia e Oncologia.

Pensando nisso, separamos 5 estudos clínicos em andamento ou em fase avançada de aprovação, que prometem resultados científicos promissores para o primeiro semestre de 2022!

Colite ulcerativa: Com a compra da Arena Pharmaceuticals em 13 de dezembro, a Pfizer busca expandir o desenvolvimento de terapias mais eficazes para pacientes com doenças imunoinflamatórias debilitantes. O estudo de fase 2 busca investigar a segurança e eficácia do uso de um medicamento canabinoide oral, chamado etrasimod, em pacientes com colite ulcerativa ativa moderada a grave.

Alzheimer: Após vinte anos de poucos avanços nesta área, a Roche aposta em um anticorpo monoclonal, chamado gantenerumabe, para o tratamento da doença de Alzheimer. O medicamento obteve resultados positivos em testes clínicos, podendo reduzir em 43% o declínio cognitivo em pacientes que sofrem a forma leve e moderada da doença.

Fibrose cística: A empresa biofarmacêutica americana, AbbVie, está conduzindo um estudo clínico para avaliar o quão segura e eficaz é a terapia combinada de Galicaftor/Navocaftor/ABBV-119 em participantes adultos com fibrose cística. Embora a AbbVie não espere resultados completos até o final do ano, algumas descobertas serão divulgadas já no primeiro trimestre de 2022.

Câncer de mama: A empresa biofarmacêutica, Gilead Sciences, está estudando utilizar um medicamento já aprovado para tratar um tipo de câncer de mama menos comum e mais agressivo, o “triplo negativo, no tratamento de outros tipos mais comuns da doença, expandindo a sua utilização na grande maioria dos casos. Intitulado TROPiCS-02, o estudo de fase 3 está avaliando se a droga Trodelvy oferece uma opção mais segura e eficaz em comparação a algumas quimioterapias em pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2-.

Covid-19: À medida que surgem novas variantes do coronavírus, torna-se extremamente necessário a busca por vacinas de reforço que sejam capazes de conferir uma proteção maior contra elas. A Sanofi Aventis e a GlaxoSmithKline se uniram para desenvolver uma nova vacina contra a doença, à base de proteína recombinante com adjuvante. O estudo clínico global de Fase 3 incluirá mais de 35.000 voluntários de vários países. Dependendo dos desfechos do estudo e das avaliações regulatórias, a vacina poderá ser aprovada ainda no começo de 2022.

Conheça os estudos do CEMEC e surpreenda com as possibilidades que a pesquisa clínica pode te oferecer!

Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre pesquisa clínica!