Você conhece as fases de uma Pesquisa Clínica?

A pesquisa clínica não se tornou um instrumento tão importante para a sociedade por acaso. Ela conta com processos que garantem a qualidade daquilo que é feito dentro do estudo em si, assim como quatro fases distintas que vão desde a verificação da segurança do medicamento até os estudos pós-comercialização.

Hoje, muitos percebem que o setor nunca foi tão essencial para a população como está sendo neste momento. A pandemia causada pela Covid-19 provocou muitas mudanças em nossas vidas e, como consequência disso, vacinas foram extremamente requisitadas e necessárias. Neste cenário, no processo de criação dos antígenos, a pesquisa clínica teve e tem um papel decisivo, já que sem ela as vacinas não teriam a confiabilidade que possuem.

Sendo assim, entre as quatro fases de um estudo clínico, a primeira está focada na segurança do tratamento ou medicamento e é feita, majoritariamente, em um número restrito de pacientes sadios. A segunda tem como objetivo verificar a eficácia – palavra muito utilizada durante a criação das vacinas para combater a Covid-19 nos últimos meses – com participantes doentes. A quarta e última fase é a da pesquisa pós-comercialização com monitoramento das reações em outros indivíduos.

Você pode ter reparado que pulamos a terceira fase, mas isso é porque vamos dar um destaque especial para ela nesta publicação. Durante a Fase III, o centro responsável compara o novo produto ou tratamento com modelos que já existem, sendo avaliados em média até milhares de pacientes. O objetivo principal desta fase é avaliar o risco-benefício do tratamento, geralmente de maneira comparativa versus placebo ou utilizando outro tratamento de referência, confirmando sua eficácia e segurança.

Além disso, são exploradas o tipo e o perfil das reações hostis mais comuns. Corriqueiramente, acontece que esses estudos são randomizados, ou seja, os pacientes são divididos aleatoriamente, por sorteio, para os grupos controle ou grupo experimental. Dessa forma, a fase se mostra uma parte decisiva para o estudo como um todo.

Se você quer saber tudo sobre o mundo da pesquisa clínica, siga os canais de comunicação do CEMEC e venha conhecer o nosso trabalho! Indique, compartilhe e participe!