Quanto tempo leva, em média, para um medicamento ser criado?

Ao vermos um medicamento disponível na prateleira de uma drogaria, especialmente alguns que já são conhecidos há mais tempo, talvez tenhamos a sensação de que o processo para criação e aprovação daquela substância foi rápido e natural. Mas, na realidade, todo o caminho percorrido desde a criação até chegar ao consumidor final leva em diversos casos até mais que 10 anos!

Entre pesquisas e testes, são várias etapas que um componente necessariamente precisa passar para garantir que é eficaz e seguro antes de ser utilizado pela população.

Após todo o período de elaboração, que se baseia em pesquisas aprofundadas de cada item que compõe o medicamento, começam os testes. A partir deste momento, podemos dividir em quatro fases principais:

Estudo do princípio ativo: com toda a estrutura do medicamento, é realizada uma análise do princípio ativo para verificar seu potencial em testes para contribuir com o tratamento de determinada doença.

Constatação de efeitos causados: após realizar os testes iniciais, começa o trabalho de verificação dos benefícios e potenciais riscos que o medicamento causa. Essa etapa é importante, principalmente, para identificar se aquela substância pode ser utilizada por diferentes grupos, como gestantes e pessoas com doenças crônicas, por exemplo.

Confirmação de segurança e eficácia: ao mapear todos os possíveis efeitos colaterais, a terceira fase analisa o grau de segurança e eficácia do medicamento. Neste momento acontece a conclusão sobre a real utilidade dele e se de fato vale a pena ser comercializado na sociedade.

Monitoramento do valor terapêutico: depois de aprovado e de ser considerado comprovadamente útil, acontece a etapa de monitoramento dos efeitos causados pelo medicamento ao estar disponível a um grupo maior de pessoas. Caso os resultados não sejam satisfatórios, ele é retirado de circulação.

Para auxiliar em todo esse longo processo, os centros de pesquisa clínica são indispensáveis. São nesses locais que os estudos são realizados com toda a estrutura necessária disponível e equipes especializadas que garantem a realização correta de cada procedimento.

Os medicamentos salvam vidas, mas também precisam de uma forte verificação para que não acabem causando efeitos negativos para a população. Trata-se de uma grande responsabilidade, e o CEMEC atua há anos em busca de ajudar neste propósito, buscando desenvolver alternativas para tratamento de diversas doenças.