O Cemec está sempre buscando expandir novas áreas de estudos, participando do processo de novos tratamentos e medicamentos para diversas doenças. No ano de 2019 além da Oncologia o Cemec também adentrou a área de Neurologia.
A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos).
Com atuação junto à sociedade médica e a indústria farmacêutica, o Cemec segue com rigor todos os procedimentos científicos validados pelo Ministério da Saúde para coordenar estudos clínicos. Os objetivos destes estudos são desenvolver medicamentos e tratamentos que minimizem e neutralizem os impactos de doenças neurológicas, que prejudicam a qualidade de vida e muitas vezes podem causar o falecimento.
Confira as principais doenças estudadas pela neurologia:
- Cefaleias ou dores de cabeça;
- Distúrbios do sono (insônia, excesso de sono, sono não restaurador, ronco, apneia do sono);
- Doenças cérebro-vasculares (AVC) ou “derrames”;
- Distúrbios do movimento (como tremores, tics e doença de Parkinson);
- Demências (como doença de Alzheimer);
- Doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla);
- Neuropatias periféricas (como a diabética);
- Doenças musculares e de junção (como a Miastenia Gravis);
- Desmaios, crises convulsivas e epilepsias;
- Tonturas e vertigens;
- Infecções do sistema nervoso (como meningites e encefalites);
- Tumores;
- Doenças degenerativas;
- Déficit de atenção e hiperatividade;
- Formigamentos, perda de memória, confusão, perda de força, alteração na visão, mudança de comportamento, etc.
Dores de cabeça, formigamento e problemas de memória, são os principais sintomas das doenças neurológicas. Como um gestor do corpo humano, o sistema neurológico é responsável por controlar as ações voluntárias e involuntárias do organismo. Ou seja, é ele quem comanda o funcionamento do corpo, desde as funções mais básicas como os órgãos, até as mais complexas como o movimento dos membros, a fala, ou o raciocínio.