Blog

Pesquisa:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHE:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Você já conhece a relação entre o tabagismo e a fibrose pulmonar?

A fibrose pulmonar é uma doença intersticial causada pela lesão e cicatrização do tecido pulmonar (dos pulmões). A fibrose pulmonar cicatriza e “engrossa” o tecido que envolve os alvéolos dos pulmões, comprometendo a função pulmonar e impedindo a passagem normal de oxigênio para a corrente sanguínea.

À medida que a fibrose pulmonar evolui, a função pulmonar vai sendo cada vez mais comprometida e o doente vai ficando progressivamente com mais falta de ar.

Segundo pesquisas, o tabagismo parece ser um fator de risco para o desenvolvimento de fibrose pulmonar idiopática (FPI), já que a prevalência de uso do tabaco na FPI varia de 41% a 83%, dependendo da definição de caso usada nos estudos.

O tabagismo é a principal causa evitável de morbidade e morte prematura. No Brasil, estimam-se 200 mil óbitos anuais relacionados ao tabaco. Entre os efeitos mais conhecidos do tabagismo nos pulmões estão a doença pulmonar obstrutiva crônica e o carcinoma broncogênico. 

Doenças pulmonares intersticiais também têm sido associadas ao tabagismo, como a bronquiolite respiratória associada à doença pulmonar intersticial, a pneumonia intersticial descamativa e a histiocitose de células de Langerhans. O papel do tabagismo nestas doenças é sugerido pela melhora clínica e radiológica que pode ocorrer após a cessação do uso do tabaco, assim como pela presença de combinações dessas doenças no mesmo paciente. 

Por essa razão, hoje, dia em que é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Fumo, ajude a conscientizar cada vez mais pessoas sobre esse problema e salvar cada vez mais vidas com informação!

Cadastre-se e receba notícias do CEMEC

Unidade São Bernardo do Campo

Rua Silva Jardim, nº 187 • Salas 63 e 64 • Santa Tereza
CEP: 09715-090 • São Bernardo do Campo • SP

Fax: +55 (11) 4930.4342
Tel: +55 (11) 4930.4243
E-mail: coordenacao.sbc@cemecpesquisaclinica.com
E-mail: gerencia@cemecpesquisaclinica.com

Copyright © 2019 CEMEC Pesquisa Clínica. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Emcomjunto
WhatsApp chat