Blog

Pesquisa:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHE:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Ao vermos um medicamento disponível na prateleira de uma drogaria, especialmente alguns que já são conhecidos há mais tempo, talvez tenhamos a sensação de que o processo para criação e aprovação daquela substância foi rápido e natural. Mas, na realidade, todo o caminho percorrido desde a criação até chegar ao consumidor final leva em diversos casos até mais que 10 anos!

Entre pesquisas e testes, são várias etapas que um componente necessariamente precisa passar para garantir que é eficaz e seguro antes de ser utilizado pela população.

Após todo o período de elaboração, que se baseia em pesquisas aprofundadas de cada item que compõe o medicamento, começam os testes. A partir deste momento, podemos dividir em quatro fases principais:

Estudo do princípio ativo: com toda a estrutura do medicamento, é realizada uma análise do princípio ativo para verificar seu potencial em testes para contribuir com o tratamento de determinada doença.

Constatação de efeitos causados: após realizar os testes iniciais, começa o trabalho de verificação dos benefícios e potenciais riscos que o medicamento causa. Essa etapa é importante, principalmente, para identificar se aquela substância pode ser utilizada por diferentes grupos, como gestantes e pessoas com doenças crônicas, por exemplo.

Confirmação de segurança e eficácia: ao mapear todos os possíveis efeitos colaterais, a terceira fase analisa o grau de segurança e eficácia do medicamento. Neste momento acontece a conclusão sobre a real utilidade dele e se de fato vale a pena ser comercializado na sociedade.

Monitoramento do valor terapêutico: depois de aprovado e de ser considerado comprovadamente útil, acontece a etapa de monitoramento dos efeitos causados pelo medicamento ao estar disponível a um grupo maior de pessoas. Caso os resultados não sejam satisfatórios, ele é retirado de circulação.

Para auxiliar em todo esse longo processo, os centros de pesquisa clínica são indispensáveis. São nesses locais que os estudos são realizados com toda a estrutura necessária disponível e equipes especializadas que garantem a realização correta de cada procedimento.

Os medicamentos salvam vidas, mas também precisam de uma forte verificação para que não acabem causando efeitos negativos para a população. Trata-se de uma grande responsabilidade, e o CEMEC atua há anos em busca de ajudar neste propósito, buscando desenvolver alternativas para tratamento de diversas doenças.

Cadastre-se e receba notícias do CEMEC

Unidade São Bernardo do Campo

Rua Silva Jardim, nº 187 • Salas 63 e 64 • Santa Tereza
CEP: 09715-090 • São Bernardo do Campo • SP

Fax: +55 (11) 4930.4342
Tel: +55 (11) 4930.4243
E-mail: coordenacao.sbc@cemecpesquisaclinica.com
E-mail: gerencia@cemecpesquisaclinica.com

Copyright © 2019 CEMEC Pesquisa Clínica. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Emcomjunto
WhatsApp chat