Quais são os tipos de esquizofrenia que existem?

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Somente no Brasil, estima-se que há cerca de 1,6 milhão de esquizofrênicos. Estudos não identificaram a sua causa exata, mas acredita-se que esse distúrbio possa surgir como resultado da interação de diversos fatores.

Por se manifestar através de distúrbios no pensamento, percepção, emoções, linguagem, autopercepção e comportamento, a doença pode afetar vários aspectos de sua vida, desde o aprendizado até o trabalho. Suas manifestações comuns são alucinações, bem como ideias delirantes. As causas exatas da esquizofrenia ainda são desconhecidas. Acredita-se que esse distúrbio possa surgir como resultado da interação de fatores genéticos, cerebrais e ambientais. Algumas pessoas podem ter a tendência de desenvolvê-la com o passar dos anos, já outras, um evento estressante ou emocional pode desencadear um episódio psicótico.

Esquizofrenia e suas particularidades

Existem alguns subtipos da esquizofrenia com particularidades e intensidades distintas que ajudam profissionais da saúde no tratamento a ser oferecido para o paciente com especificidades que garantem mais assertividade e qualidade de vida.

Paranoide

É o subtipo mais comum da esquizofrenia e tem como principais sintomas os delírios e alucinações com temas recorrentes que se mantém constantes. É também comum o isolamento social, porém nem sempre é certo que o paciente terá problemas para manter uma rotina com atividades costumeiras e com relacionamentos estáveis com pessoas próximas e familiares.

Hebefrênica

Em pacientes da esquizofrenia hebefrênica já diz respeito à uma categoria de doença marcada por comportamento infantil e pensamentos desconexos e incoerentes. Hebefrênicos possuem maior dificuldade de organizar ideias, porém alucinações ou delírios são menos comuns do que em outros subtipos.

Catatônica

Neste distúrbio, os sintomas predominantes estão relacionados ao movimento. Ou seja, movimentações voluntárias podem ser interrompidas completamente ou então aumentarem drasticamente com um comportamento de imitação marcado pela repetição de falas e movimentos.

Indiferenciada

Neste caso, os sintomas da esquizofrenia não foram formados ou não é possível distingui-los para classificá-los em um dos subtipos da doença. Eles podem, em sua maioria, variar bastante entre a frequência, intensidade e gravidade.

Qual o papel do CEMEC neste cenário?

O CEMEC está conduzindo diversos estudos científicos com a finalidade de desenvolver novos medicamentos para melhorar o tratamento de diversas doenças como a esquizofrenia. Clique aqui, saiba mais sobre o nosso estudo de esquizofrenia, indique àqueles que podem se beneficiar dele e conheça todas as nossas oportunidades.

Tenha a chance de aumentar a sua qualidade de vida e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar experiente. Se você conhece algum amigo ou familiar que pode participar de nossa pesquisa clínica, não hesite em indicar e compartilhar esse artigo com ela. Ao participar ou indicar um estudo clínico, você oferece um tratamento integral ao lado de uma equipe multidisciplinar experiente que acompanhará o paciente sem custos.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0