Estudos clínicos em doenças raras: uma dose de esperança para quem mais precisa

Pesquisas clínicas são o caminho para melhorar a qualidade de vida dos pacientes raros. Existem cerca de 7 a 8 mil tipos de doenças raras no mundo e dentre as mais conhecidas estão a esclerose múltipla, hemofilia, autismo e doença de Cushing. No Brasil, de acordo com a ANVISA, as doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos. Apesar de ser um número pequeno, somente no Brasil cerca de 13 milhões de pessoas convivem com algum tipo de doença rara.

Neste sentido, fica nítida a importância de realizar estudos clínicos em doenças raras para entregar mais esperança e qualidade de vida a essas pessoas. No entanto, conduzir uma pesquisa clínica não é uma tarefa simples e quando ela envolve uma doença não tão comum o cenário fica ainda mais complexo.

Particularidades

De maneira simples e objetiva, o primeiro obstáculo enfrentado por pesquisadores, empresas e centros ao tratar de estudos para doenças raras é o fato de que o número de possíveis pacientes reduz drasticamente, diferente de patologias que possuem uma ampla população como é o caso de problemas como o diabetes, por exemplo.

Consequentemente, a avaliação e o projeto em si passa por alterações significativas que passam pela logística, mensuração de resultados e, claro, pelo recrutamento. Em diversas ocasiões, países serão representados por poucos pacientes que serão voluntários do estudo e isso aumenta o custo do estudo para o patrocinador.

Para completar, doenças raras exigem um número maior (em boa parte dos casos) de exames e procedimentos de comprovação de diagnóstico, o que historicamente também afasta o paciente de oportunidades como essas, mas que são essenciais para a segurança, efetividade e ética da pesquisa em questão.

Oportunidade

Apesar de complexo, o setor de pesquisa clínica de doenças raras também apresenta um importante ponto de inovação que se tornou essencial para a área da saúde. Afinal, inovação é o caminho para novas descobertas que vão salvar a vida de muitas pessoas hoje e no futuro.

Para pacientes que são acometidos por essas doenças, a pesquisa é uma ótima oportunidade de receber um diagnóstico preciso e assertivo ao lado de profissionais que são referências de suas áreas em um local com infraestrutura adequada e sem custos.

Qual o papel do CEMEC neste cenário?

O CEMEC está conduzindo diversos estudos científicos com a finalidade de desenvolver novos medicamentos para melhorar o tratamento de diversas doenças. Clique aqui e conheça, cadastre-se e conheça todas as nossas oportunidades!

Tenha a chance de aumentar a sua qualidade de vida e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar experiente. Se você conhece algum amigo ou familiar que pode participar de nossa pesquisa clínica, não hesite em indicar e compartilhar esse artigo com ela. Ao participar ou indicar um estudo clínico, você oferece um tratamento integral ao lado de uma equipe multidisciplinar experiente que acompanhará o paciente sem custos.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0