A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença rara, crônica, de causa desconhecida, caracterizada por tecido cicatricial (fibrosante) nos pulmões e dispneia progressiva. Ocorre primariamente em adultos mais velhos.
Diversos fatores de risco têm sido associados com a FPI, porém ainda sem evidência de relação causal: aspiração crônica decorrente de refluxo gastroesofágico (RGE) e diabetes mellitus, alguns agentes infecciosos tais como o vírus da hepatite C, citomegalovírus (CMV) e vírus Epstein-Barr1. Estudos casos-controle têm sugerido que diversas exposições, além do tabagismo, podem estar envolvidas na etiologia da doença: exposição a gado, pó de madeira, poeiras de metais, e exposição a poeiras de rochas, areia e sílica. Existem também evidências de uma participação genética na FPI. FPI familiar tem sido observada em até 5% dos casos. O tabagismo também tem importância na FPI familiar.
No momento, o recrutamento para este estudo clínico está fechado. Porém, você pode preencher o formulário https://cemecpesquisaclinica.com.br/seja-um-voluntario/ para entrar em nosso banco de dados e receber em primeira mão novidades e novas oportunidades futuras.
Cadastre-se e receba novidades sobre futuros estudos.
Rua Silva Jardim, nº 187 • 6º andar • Santa Tereza
CEP: 09715-090 • São Bernardo do Campo • SP
Tel.: +55 (11)-95653-6523