É possível ter enxaqueca sem dor de cabeça?

A enxaqueca é uma doença crônica que atinge milhares de pessoas, mas você sabia que é possível sofrer de enxaqueca mesmo sem sentir dores de cabeça? Confira no material que preparamos!

A enxaqueca é uma doença neurológica crônica que afeta cerca de 15% da população mundial, sendo mais comum em mulheres do que em homens. Essa condição é tão incapacitante que foi classificada como a sexta doença mais incapacitante do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não importa a idade, a enxaqueca pode afetar idosos, adultos, jovens e até mesmo crianças. Uma crise pode durar até 4 horas e pode ser um verdadeiro pesadelo para quem sofre desse distúrbio.

Apesar da dor de cabeça ser o sintoma mais conhecido e comum da enxaqueca, existem casos em que é possível ter enxaqueca sem dor de cabeça. Entenda tudo sobre isso abaixo!

Os sintomas da enxaqueca

O sintoma mais comum da enxaqueca, sem dúvidas, é a dor de cabeça, que costuma acontecer em apenas um dos lados – ou região – da cabeça. No entanto, em alguns casos, é possível que a pessoa sofra da doença sem sentir esse tipo de dor.

Isso pode acontecer porque a enxaqueca é uma doença que afeta todo o cérebro, não apenas uma parte específica. Portanto, é possível que a enxaqueca afete outras regiões do cérebro além daquelas responsáveis pela sensação de dor.

Tipos de enxaqueca

A Sociedade Internacional de Cefaleia e a Sociedade Brasileira de Cefaleia identificaram mais de 150 tipos diferentes de enxaqueca. Confira abaixo os mais comuns.

Enxaqueca sem dor de cabeça

A enxaqueca silenciosa, também conhecida como enxaqueca sem dor de cabeça, é uma condição em que a pessoa experimenta sintomas de enxaqueca, como aura visual (perda de visão ou sensação de ver um ponto brilhante), náusea, fadiga e sensibilidade à luz, mas sem a dor de cabeça característica da enxaqueca comum.

Enxaqueca com aura

A enxaqueca com aura é uma dor de cabeça incapacitante que é precedida por sintomas neurológicos chamados de aura.

Esses sintomas incluem manchas coloridas, pontos cegos, formigamento, fraqueza muscular, confusão mental e sensação de que as coisas ao redor estão girando.

Enxaqueca sem aura

Por outro lado, a enxaqueca sem aura, também conhecida como enxaqueca comum, não apresenta esses sintomas neurológicos.

Cerca de 70% das pessoas que se queixam de dores de cabeça têm esse tipo de enxaqueca.

Enxaqueca retiniana

A enxaqueca retiniana é caracterizada por uma perda temporária de visão em um dos olhos, que pode durar de minutos a meses. É mais comum em mulheres durante o período fértil e deve ser tratada rapidamente para evitar complicações graves.

Enxaqueca hemiplégica

A enxaqueca hemiplégica provoca sintomas semelhantes aos de um derrame, como perda de sensibilidade, fraqueza e sensação de estar sendo alfinetado em todo o corpo. Embora nem sempre haja dor de cabeça, se houver, pode durar algumas horas ou até dias.

Enxaqueca crônica

A enxaqueca crônica é uma das formas mais incapacitantes de enxaqueca, em que a pessoa sente uma dor de cabeça intensa por pelo menos 15 dias do mês. Por essa razão, muitas pessoas que sofrem com a condição se automedicam na tentativa de aliviar a dor. Entretanto, isso não é o mais recomendável, já que pode fazer com que a dor se torne mais presente no dia a dia.

Se você tem enxaqueca, é importante procurar ajuda profissional!

A enxaqueca é uma condição médica que pode causar uma série de sintomas debilitantes e afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Por essa razão, é essencial buscar ajuda profissional para gerenciar a condição e encontrar tratamentos eficazes para aliviar os sintomas.

Com a orientação adequada de um profissional de saúde, é possível encontrar formas de levar uma vida mais leve e livre dos incômodos.

O CEMEC está conduzindo um estudo clínico sobre enxaqueca. Se você tem diagnóstico confirmado da doença e deseja ser voluntário em uma pesquisa clínica, acesse, confira os critérios e se inscreva.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.