Conheça a dermatite atópica, uma doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, e saiba quais as principais causas e opções de tratamento para a condição.
Você sabia que a dermatite atópica pode afetar milhares de pessoas em todo o mundo?
Também conhecida como eczema atópico, essa inflamação da pele pode causar ressecamento, lesões e coceiras bastante incômodas. E o pior de tudo é que os sintomas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Se você sofre com essa condição, não se preocupe! Existem soluções para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Continue a leitura e conheça formas eficazes de lidar com a doença!
O que é a dermatite atópica?
A dermatite atópica é uma condição inflamatória crônica da pele que pode afetar pessoas de todas as idades causando vermelhidão, coceira, descamação e rachaduras na pele. Em crianças pequenas, a dermatite atópica comumente surge na área do rosto, ao passo que em crianças maiores e adultos, é mais recorrente nas dobras dos joelhos e cotovelos.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite atópica é um distúrbio crônico que afeta cerca de 7% da população adulta e 25% das crianças do nosso país. É fundamental realizar um acompanhamento médico periódico para assegurar a aplicação dos tratamentos adequados e, consequentemente, controlar os sintomas da dermatite atópica de forma mais efetiva.
Causas da dermatite atópica
A dermatite atópica pode ter causa genética ou hereditária e pode ser associada a outras alergias, como asma e rinite. Além disso, existem diversos fatores de risco que podem desencadear os sintomas, como a exposição a poeira, fungos, baixa umidade do ar, frio intenso, calor, suor, estresse, uso inadequado de cosméticos e o consumo de determinados alimentos, como camarão, amendoim e leite.
Para minimizar os sintomas da dermatite atópica, é recomendado evitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, como os embutidos. Além disso, a exposição a banhos quentes, perfumes, amaciantes, produtos de limpeza e roupas sintéticas também pode desencadear crises de dermatite. É importante evitar todos esses fatores de risco para manter a condição sob controle.
Sintomas da dermatite atópica
Os sintomas da dermatite atópica podem variar de leves a graves ao longo do tempo, dependendo da fase da doença e da idade da pessoa afetada. Os sinais mais comuns aparecem nas dobras dos braços e joelhos, bochechas, mãos e pés, manifestando-se através de lesões que podem apresentar diferentes formatos, como placas, bolinhas, crostas, descamações e vermelhidão. A coceira e ferimentos acompanham essas lesões, assim como ocorre em qualquer reação alérgica.
No entanto, a coceira pode agravar a situação, tornando as feridas mais propensas a infecções bacterianas. Casos avançados da inflamação podem levar a áreas da pele comprometidas e liquenificadas. Portanto, é fundamental procurar ajuda especializada com um dermatologista assim que os primeiros sintomas aparecerem.
Tratamento da dermatite atópica
Embora a dermatite atópica não tenha cura, existem várias opções de tratamentos disponíveis que podem ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas e melhorar a qualidade de vida. O tratamento envolve o uso de medicamentos orais como corticoides e antialérgicos, juntamente com medicamentos tópicos, prescritos por um especialista da área da dermatologia.
Para o controle da inflamação da pele e coceiras, recomenda-se a utilização de ativos emolientes, umectantes e oclusivos, como ceramidas, niacinamida, alantoína, glicerina, ureia, ácidos graxos, aloe vera e óleo de amêndoas. Além disso, a fototerapia, ou exposição à luz ultravioleta, também pode ser benéfica.
O CEMEC é um centro de pesquisa clínica comprometido com o avanço da medicina por meio do estudo de novos medicamentos e tratamentos para diversas doenças, buscando melhorar a qualidade de vida de inúmeras pessoas todos os dias.
Acesse o nosso site, confira os estudos em aberto e se torne um voluntário em pesquisa clíncia.
Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.