Vírus Sincicial Respiratório pode afetar pacientes em todas as faixas etárias, especialmente idosos!

O vírus sincicial respiratório pode até não ser amplamente reconhecido, porém é um problema recorrente. Na verdade, esse vírus também chamado de VSR é um dos principais agentes de infecção aguda nas vias respiratórias, e que também pode afetar os brônquios e os pulmões.

Na maioria das vezes, ele causa o aparecimento de problemas como a bronquiolite aguda e a pneumonia. O tabagismo (seja ele passivo ou ativo), ambientes pouco ventilados e aglomerações são condições que favorecem a manifestação de quadros infecciosos destes. Vale ressaltar que o vírus sincicial respiratório é altamente contagioso.

A infecção pelo vírus não garante uma imunidade permanente, logo, uma pessoa pode apresentar episódios repetidos da doença com sintomas menos ou mais agressivos. E uma das informações mais importantes que o público precisa saber sobre o vírus sincicial respiratório: qualquer pessoa pode ser infectada!

O VSR afeta mais idosos?

Os sintomas e a gravidade dos mesmos variam muito de acordo com a idade no caso do VSR. É possível afirmar que quanto mais novo e quanto mais velho você for, maiores os riscos. Pacientes mais velhos podem apresentar pneumonia e insuficiência cardíaca.

A maioria dos infectados desenvolvem uma doença correlacionada ao vírus sincicial respiratório. O período de incubação do vírus varia entre quatro e cinco dias e o avanço dela pode rapidamente encontrar o trato respiratório inferior e impactar bronquíolos e pulmões.

Fique MUITO atento(a) para problemas como:

– Febre alta

– Tosse excessiva

– Problemas para respirar

– Falta de apetite

Idosos com mais de 60 anos e que possuem doenças cardíacas ou pulmonares e sistema imunológico enfraquecido podem ter no vírus sincicial respiratório um problema sério. De acordo com dados do Instituto Butantã, o VSR causa mais de 200 mil mortes anualmente.

Pesquisa clínica sobre vírus sincicial respiratório

Atualmente, o CEMEC está conduzindo uma pesquisa clínica para auxiliar na prevenção da doença e na melhora dos tratamentos de pessoas acometidas quanto ao Vírus Sincicial Respiratório.

Se você possui 60 anos ou mais e quer ter o benefício de prevenir-se contra o vírus VSR e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar experiente, clique aqui e participe. Se você conhece algum amigo ou familiar que pode participar de nossa pesquisa clínica, não hesite em indicar e compartilhar esse artigo com ela. Ao participar ou indicar um estudo clínico, você oferece um tratamento integral ao lado de uma equipe multidisciplinar experiente que acompanhará o paciente sem custos.

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0