Blog

Pessoas com sobrepeso ou obesidade e as chances de fragilidades na terceira idade

COMPARTILHE:

O cuidado com o peso tem sido um problema. Seja pela má alimentação e a falta de atividades físicas ou pelo consumo excessivo de itens que comprometem a saúde, a verdade é que o sobrepeso e a obesidade são problemas capazes de atingir todos, independentemente da idade.

Mas quais são os problemas que podem surgir ao longo dos anos? Existem estudos que indicam que o peso inadequado na meia-idade pode contribuir com a aparição de problemas na terceira idade, comprometendo a qualidade de vida. Leia o conteúdo completo e confira a relação entre o peso e a idade.

De frente com o sobrepeso

Por mais que o consumo de itens calóricos e gordurosos possa ser satisfatório no primeiro momento, o preço a ser pago no futuro pode ser caro, ainda mais quando o assunto é a terceira idade.

Com o sobrepeso e com o comprometimento de diversas funções vitais do organismo, o corpo começa a conviver com as limitações, apresentando problemas que podem alterar as atividades do dia a dia.

De acordo com pesquisa divulgada na revista “BMJ Open”, o problema pode ser mais preocupante quando o peso começa a ser maior após os 45 anos.

A fragilidade na terceira idade

Mesmo que o termo represente uma nomenclatura nova, a fragilidade pode ser identificada em diversas situações. Desde aquele idoso com dificuldade para colocar a própria roupa até quem já não consegue sair de casa, existem inúmeros casos em que as ações do dia a dia são deixadas de lado e passam a ser responsabilidade dos acompanhantes.

A perda da força nas mãos, a desaceleração da velocidade, exaustão e baixa nas atividades físicas são sintomas que podem indicar o surgimento da fragilidade.

Vale lembrar que cada indivíduo vai presenciar a mudança do corpo conforme a idade e com os aspectos que vão surgindo com o tempo, por isso a importância de estar atento à saúde e respostas do organismo.

Indicações da pesquisa

Segundo o levantamento, foram acompanhadas mais de quatro mil pessoas. Com a medição regular do peso e da circunferência da cintura, os dados apontaram que aqueles que conviviam com o peso irregular tinham mais que o dobro de chances de conviver com a fragilidade. O levantamento foi feito entre 1994 e 2016.

Ou seja, muito além da questão estética, estar fora do peso adequado também está relacionado com a saúde e qualidade de vida.

Para evitar que a fragilidade possa surgir nos próximos anos, o primeiro passo é começar a cuidar da saúde, considerando aquilo que pode ser feito para amenizar o número na balança e o sofrimento do organismo.

Priorizar uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas e uma vida regrada, que possa ser vivida com saúde e muito cuidado é sempre o melhor caminho.

O seu corpo merece esse tipo de atenção e o resultado será positivo no futuro, com bem-estar e liberdade para desfrutar na terceira idade.

O CEMEC está conduzindo diversos estudos científicos com a finalidade de desenvolver novos medicamentos para melhorar o tratamento de diversas doenças. Clique aqui e conheça, cadastre-se e conheça todas as nossas oportunidades!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat