Blog

Fatores involuntários e voluntários que levam à falta de adesão ao tratamento

COMPARTILHE:

A adesão ao tratamento é um elemento essencial para o controle eficaz de diversas doenças. Desta forma, se faz importante entender quais os fatores que levam pacientes a não aderirem ou ignorarem os tratamentos propostos por profissionais da área médica.

Especialistas indicam que aspectos psicológicos, culturais e socioeconômicos geram dois tipos de pacientes que deixam o tratamento de lado: involuntários e voluntários.

Os primeiros podem deixar de seguir os conselhos do médico por falta de conhecimento, falha na interpretação da equipe de saúde e até desorganização. Por outro lado, os voluntários são aqueles que merecem atenção especial, pois escolhem conscientemente não tomar os medicamentos.

Diversos motivos podem atrapalhar o processo:

  • Autodiagnóstico;
  • Se acostumar com os sintomas;
  • Tirar dias de folga ou se dar férias do tratamento;
  • Medo dos efeitos colaterais.

Isso resulta em um verdadeiro problema para a saúde pública. A hipertensão arterial, por exemplo, por ser uma doença assintomática possui baixa adesão. Muitas vezes o paciente começa o tratamento e, ao achar que a doença está curada, para de tomar os medicamentos, o que pode representar um erro fatal.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat