Blog

Você sabe por que o sobrepeso é um fator de risco para a hipertensão arterial?

COMPARTILHE:

Com a rotina corrida, a vida agitada e os desafios da vida urbana, o cuidado com a saúde e com o corpo são deixados de lado, fator que pode contribuir com o surgimento de diversas doenças e problemas que acarretam sérias consequências. Mas você sabia que o sobrepeso também pode afetar a hipertensão arterial?

Essa é uma das patologias mais comuns da atualidade, atingindo pessoas das mais diferentes idades e classes sociais. Mais do que a alimentação inadequada, a falta de atividades físicas e a rotina estressante contribuem com o número de diagnósticos.

Quer saber mais sobre a relação entre o sobrepeso e a hipertensão arterial? Então confira o conteúdo até o final!

O que é sobrepeso?

Por mais que muitos usem o termo sobrepeso, é essencial compreender as características do caso e  as diferenças quando comparado com a obesidade. Isso porque no primeiro caso o indivíduo está acima do peso, mas com uma porcentagem de massa corpórea que ainda não pode ser caracterizada como obesidade.

Sendo assim, são pessoas que não seguem uma alimentação balanceada e não conseguem ter uma rotina de exercícios. O peso começa a subir e comprometer algumas funções do organismo, mas de uma forma diferente dos quadros em que há obesidade.

O que é hipertensão arterial?

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma patologia que ataca diretamente os vasos sanguíneos, ocasionando problemas que podem ser identificados em momentos do dia a dia, seja nas práticas profissionais ou em momentos de descanso.

Por mais que existam os casos em que a hipertensão arterial é passada de geração em geração, os hábitos inadequados ao longo da vida aumentam os diagnósticos, incluindo o consumo de alimentos, álcool e até mesmo fumo.

Sobre os sintomas, é fato que cada indivíduo pode lidar com as consequências de determinada forma, mas as dores no peito, na cabeça, tontura, fraqueza e visão embaçada são sinais que surgem na maioria dos casos.

O diagnóstico é feito por meio do acompanhamento médico, levando em consideração a média da pressão e como o organismo está respondendo diante de alguns problemas e fatores que podem influenciar no cotidiano.

Qual é a relação entre sobrepeso e hipertensão arterial?

Para compreender como um pode influenciar o outro, basta imaginar uma pessoa que está habituada a comer alimentos processados e sem os nutrientes necessários para satisfazer o organismo.

Com grande taxa de gordura, as refeições acabam contribuindo com o aumento da pressão arterial, ou seja, com o trabalho do organismo para poder retirar de cada alimento aquilo que é essencial para o corpo.

Outro indício que deve ser levado em consideração é a relação entre o aumento de massa corpórea e o aparecimento da pressão alta, já que pessoas que estão acima do peso costumam ter mais chances de desenvolver a patologia.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 38 milhões de brasileiros convivem com a hipertensão arterial. Uma vida regrada, com alimentação balanceada e prática de atividades físicas é o caminho para reduzir este número.

O CEMEC está conduzindo diversos estudos científicos com a finalidade de desenvolver novos medicamentos para melhorar o tratamento de diversas doenças. Clique aqui e conheça, cadastre-se e conheça todas as nossas oportunidades!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat