Blog

A participação do Brasil em estudos clínicos em 2021

COMPARTILHE:

O Brasil tem um potencial enorme para ser um dos países líderes mundiais em pesquisa clínica. O país tem a quinta maior população mundial, possui uma diversidade étnica, mão de obra qualificada, além de representar o sexto maior mercado farmacêutico do mundo. Essas características são propícias para atrair investimentos de empresas multinacionais em pesquisas clínicas.

No entanto, existe muito no que evoluir. De acordo com o Citeline, base global de estudos clínicos, das 6.892 pesquisas clínicas realizadas em 2021, cerca de 3,5% foram conduzidas no Brasil. Isso faz com que o país assuma a 19ª posição no ranking mundial de pesquisa clínica, uma melhora de seis posições se comparado ao ano de 2019 e, além disso, a participação teve um aumento de 0,7 ponto percentual na comparação com 2016.

A representatividade destes números

Ao analisarmos friamente os números é preciso colocar na balança os indicadores que provam o potencial do Brasil no setor. Em número total de população, o país tem a 6ª maior do mundo. E economicamente não deixa a desejar, já que conta com o 12º maior PIB e uma alta representatividade no mercado farmacêutico – o 12º maior do mundo.

Sendo assim, vale ressaltar que hoje o Brasil é o 19º país no ranking de pesquisa clínica, estando atrás de outras nações com indicadores significativamente menores que o do território nacional como é o caso do Egito – que avançou 27 posições neste ranking desde 2012 – e Taiwan, por exemplo.

Parte dos motivos que podem explicar o desempenho ainda abaixo do possível do Brasil em pesquisa clínica é a burocracia no tempo de aprovação sanitária de estudos clínicos. Em 2021, segundo pesquisa divulgada pela Interfarma, enquanto o tempo mínimo de aprovação foi de 4 dias, o máximo ficou em 307 dias, ou seja, quase 10 meses. Isso mostra a importância de projetos como o PL 7082/2017, que promete acelerar o processo que envolve a condução de pesquisas clínicas no país.

Qual o papel do CEMEC neste cenário?

O CEMEC está conduzindo diversos estudos científicos com a finalidade de desenvolver novos medicamentos para melhorar o tratamento de diversas doenças. Clique aqui e conheça, cadastre-se e conheça todas as nossas oportunidades!

Tenha a chance de aumentar a sua qualidade de vida e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar experiente. Se você conhece algum amigo ou familiar que pode participar de nossa pesquisa clínica, não hesite em indicar e compartilhar esse artigo com ela. Ao participar ou indicar um estudo clínico, você oferece um tratamento integral ao lado de uma equipe multidisciplinar experiente que acompanhará o paciente sem custos.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado da pesquisa clínica.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat