Blog

Pesquisa:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHE:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Abusar no consumo de álcool não faz bem para ninguém. Para aqueles que possuem artrite reumatoide, o cuidado deve ser redobrado. Isso pode agravar uma série de problemas em pacientes afetados pela doença, então separamos alguns dos perigos e cuidados que devem ser tomados.

Uma pessoa alcoolizada apresenta maiores dificuldades motoras, o que torna o risco de quedas maior ainda. Sintomas da artrite, como fraqueza e fadiga, triplicam essa possiblidade, então evite o exagero.

Muitos podem achar que todos esses fatores, alinhados à artrite, podem causar mais sono ainda. Mas o que acontece é justamente o contrário. O álcool pode interromper uma boa noite de sono e, naturalmente, aumentar a fadiga.

Além disso, uma das complicações comuns da artrite reumatoide é o desenvolvimento de quadros depressivos, logo, o consumo crônico só irá complicar ainda mais a doença, que precisa ser tratada desde o início.

Como se não bastasse, o consumo sem moderação amplia a fraqueza muscular e potencializa a rigidez, o que pode causar a perda de massa muscular.

É importante deixar claro também que bebidas alcoólicas como um todo diminuem a densidade óssea, e isso resulta no aparecimento de osteoporose – que, ao lado da artrite reumatoide, diminui (e muito!) a qualidade de vida do paciente e dificulta o tratamento.

Calma! Isso não significa que você precisa cortar o produto do seu cardápio. O segredo é consumir com moderação e sempre estar em contato com o seu médico!

Cadastre-se e receba notícias do CEMEC

Unidade São Bernardo do Campo

Rua Silva Jardim, nº 187 • Salas 63 e 64 • Santa Tereza
CEP: 09715-090 • São Bernardo do Campo • SP

Fax: +55 (11) 4930.4342
Tel: +55 (11) 4930.4243
E-mail: coordenacao.sbc@cemecpesquisaclinica.com
E-mail: gerencia@cemecpesquisaclinica.com

Copyright © 2019 CEMEC Pesquisa Clínica. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Emcomjunto
WhatsApp chat