1. Sobre a fibrose pulmonar
A fibrose pulmonar consiste no impedimento de passagem normal de oxigênio para a corrente sanguínea em decorrência da substituição do tecido pulmonar normal por um tecido cicatricial, que pode ter a sua origem relacionada a uma série de fatores distintos.
2. Principais fatores de risco
Fatores ocupacionais e ambientais como, por exemplo, poeira de sílica, fibras de amianto, pós de metais duros, de grãos e de carvão e excrementos de animais e pássaros;
A radioterapia, que pode gerar lesão pulmonar após meses ou anos do tratamento oncológico a depender da quantidade de exposição à radiação do pulmão ou a quantidade de radiação administrada, assim como a presença de uma doença pulmonar subjacente.
Os fármacos que podem gerar algum dano ao pulmão, com ênfase nos medicamentos quimioterápicos, cardiovasculares, alguns antibióticos e anti-inflamatórios.
E demais patologias que podem desencadear este quatro, sendo as principais delas: artrite reumatóide, dermatomiosite, lúpus eritematoso sistêmico, polimiosite, pneumonia, sarcoidose, entre outras.
3. Sintomas, diagnóstico e tratamento
Os sintomas mais comuns da enfermidade estão relacionados à falta de ar, tosse seca, cansaço físico, perda de peso inexplicável, dores musculares e articulares e alargamento e/ou baqueteamento digital, quando ocorre o alargamento e arredondamento das pontas dos dedos das mãos ou dos pés.
O diagnóstico é realizado através da história clínica do paciente e, em seguida, por meio de dados obtidos por diferentes exames como, por exemplo, tomografia e estudos de células por meio da biópsia pulmonar,
Já em relação ao tratamento, o mesmo pode variar a depender de cada caso, contudo entende-se que em pacientes com grau avançado é improvável que se reverta o quadro, apesar de haver fatores de proteção que podem gerar uma melhor qualidade de vida, tais como: não fumar, realizar exercícios físicos com o aval da equipe médica e um acompanhamento com nutricionista, tendo em vista a tendência dos pacientes perderem peso.
4. Uma grande oportunidade para melhorar a qualidade de vida dos pacientes
Em breve, estaremos com um estudo aberto sobre fibrose pulmonar que poderá contribuir para o desenvolvimento de tratamentos inovadores que contribuirão para a qualidade de vida dos pacientes acometidos por essa doença.
Essa será a oportunidade ideal para que as pessoas recebam um tratamento que pode revolucionar a maneira com a qual a fibrose pulmonar é tratada atualmente e, desta forma, contribuir para a saúde própria e de milhares de outras pessoas que possuem a doença.
Fique atento(a) às nossas redes sociais para obter mais informações: