No lúpus eritematoso sistêmico, o sistema imunológico ataca os próprios tecidos e, em níveis avançados, pode atingir órgãos internos como os rins. Quando isso acontece, a inflamação é chamada de nefrite lúpica. Ela provoca inflamação e lesões nos pequenos vasos responsáveis por filtrar as toxinas do organismo.
Dessa forma, o rim deixa de conseguir funcionar normalmente e surgem sintomas como sangue na urina, pressão alta e dores nas articulações.
De acordo com especialistas, estima-se que a doença afete mais de metade dos pacientes com lúpus sendo mais comum em mulheres na terceira década de vida, embora também possa afetar homens e pessoas e outras idades.
Os sintomas da nefrite lúpica variam de paciente para paciente. Os mais comuns são: sangue na urina; inchaço das pernas, pés, rosto ou mãos; dor constante nas articulações e músculos; e aumento da pressão arterial.
A doença é classificada como uma complicação grave do lúpus, no entanto, pode ser controlada por meio de tratamentos adequados. Desta forma, exames de rotina e consultas regulares são essenciais para o diagnóstico precoce e avaliação de complicações. É importante ressaltar que, se não tratada, a nefrite lúpica pode resultar em insuficiência renal.
No momento, o recrutamento para este estudo clínico está fechado. Porém, você pode preencher o formulário https://cemecpesquisaclinica.com.br/seja-um-voluntario/ para entrar em nosso banco de dados e receber em primeira mão novidades e novas oportunidades futuras.
Iremos lhe enviar todas informações e se você tiver perfil poderá receber tratamentos e medicamentos sem custo durante o projeto.
Rua Silva Jardim, nº 187 • 6º andar • Santa Tereza
CEP: 09715-090 • São Bernardo do Campo • SP
Tel.: +55 (11)-95653-6523