A partir de outubro de 2019 o CEMEC oficializou uma nova fase na sua história com a abertura da área de Oncologia em seu portfólio áreas de atuação.
Para viabilizar esse projeto e manter um padrão de qualidade com uma estrutura de alto nível e grande capacidade de atendimento, foi fundamental uma união de especialidades.
O CEMEC com sua origem e experiência de mais de 10 anos na pesquisa clínica vem com a responsabilidade de estruturar a Pesquisa Clinica com o trabalho de implantação, coordenação, monitoria, gestão e análise de estudos clínicos, unindo-se a uma das maiores especialistas em sua área, a Oncológica do Brasil, para recrutamento de voluntários, diagnóstico, suporte clínico, capacitação de médico e coordenadores. Maior e principal centro de tratamento de câncer da região Norte, dirigida pelo Dr. Luis Eduardo Werneck oncologista Md, Phd cd, a Oncológica do Brasil possui matriz localizada em Belém-PA.
A área da oncologia é uma das principais áreas de estudo clínico e sua importância fica evidenciada com a análise dos números de incidência e mortalidade constatada.
De acordo com o INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER DO MINISTÉRIO DA SAÚDE estima-se, para o Brasil, no biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano.
O câncer, assim como doenças cardiovasculares, são ainda as doenças com maiores taxas de mortalidade. Fato que aumenta a importância e responsabilidade de estudos clínicos na área.
A região Norte, ainda de acordo com o estudo do INCA, apesar de apresentar os cânceres de próstata e mama feminina entre os principais, assim como em todas as outras regiões, chama a atenção pela incidência dos cânceres do colo do útero e estômago, sendo a única do país onde as taxas dos cânceres de mama e do colo do útero se equivalem entre as mulheres.
Confira nas imagens abaixo alguns números importantes no estado do Pará.
Sobre a Oncológica Brasil podemos destacar que ela tem atuação intensa e predominante no estado do Pará. Atualmente com 5 unidades em cidades diferentes, o Centro avançado realiza diversos congressos, palestras e ações voluntarias com o objetivo de tratar, diagnosticar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com o câncer.
As cidades de atuação são:
- 1 Unidade em Belém;
População de 143.474 habitantes.
- 2 Unidades em Ananindeua;
População de 470.819 habitantes.
- 1 Unidade em Paragominas;
População de 90.819 habitantes.
- 1 Unidade em Santarém
População de 205.711 habitantes.
O Centro Avançado de Ensino, Pesquisa e Tratamento do Câncer agrega diversas especialidades, dentre elas estão:
- Clínica Médica
- Cirurgia Oncológica
- Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo
- Cirurgia Torácica
- Ginecologia e Mastologia
- Urologia
- Gastroenterologia
- Coloproctologia
- Onco-hematologia
- Oncologia Clínica
- Dermatologia
- Radioterapia
- Nutrição Oncológica
- Psicologia Oncológica
- Fonoaudiologia Oncológica
- Odontologia/Laser
- Fisioterapia
A Oncológica Brasil possui infraestrutura de alto nível, tecnologia de ponta e uma ampla rede de serviços:
- Serviço de coleta laboratorial integrado ao serviço
- Sistema Capelli
- Único Home Care Oncológico de Belém
- Quimioterapias em suítes privativas
- Quimioterapia com monitoramento de sinais vitais
- Primeiros da região Norte a usar Baxter
- Cateter de Picc
Acesse para saber mais: http://oncologicadobrasil.com.br/
Siga as redes sociais da Oncologia Brasil:
Facebook / Instagram / Youtube
Apresentação Institucional Oncologia Brasil
Para o CEMEC essa notícia é um novo marco em sua história, muito importante no seu projeto de expansão regional e em áreas de atuação. Além de estruturar o Centro de Pesquisa Clinica para atuar em oncologia serão desenvolvidas pelo CEMEC e Oncológica do Brasil na região norte as demais áreas como: Pneumologia, Reumatologia, Dermatologia, entre outras.
Outro passo importante dado com esta parceria é o início de um projeto de propagação do ensino e do conhecimento na área de Pesquisa Clinica para formação de novos profissionais em novas regiões.
É muito bom sempre poder divulgar projetos e conquistas como estas obtidas pelo CEMEC ainda em 2019!