Blog

Conheça todas as fases do recrutamento de um paciente de pesquisa clínica!

COMPARTILHE:

Participar de um estudo clínico não é uma tarefa difícil, mas leva algum tempo para você ter certeza de que se encaixa com os critérios exigidos e de que entende tudo o que está envolvido em sua participação. Afinal, cada pesquisa clínica tem necessidades e instruções exclusivas para os participantes. Isso inclui o objetivo do estudo, requisitos de elegibilidade, detalhes sobre o plano de tratamento e período de tempo necessário para o estudo.

Portanto, conheça as fases do recrutamento de um paciente de pesquisa clínica!

Primeira fase

O primeiro passo é encontrar um estudo que seja do seu interesse. Alguns estudos exigem que você tenha uma determinada condição ou doença, enquanto outros exigem pessoas saudáveis. Você pode pesquisar estudos abertos em sites de busca pela internet. É importante avaliar o tipo de estudo, os seus critérios e a localização do centro. Caso você se interessa, é necessário se cadastrar no formulário do estudo em questão, com muita atenção para preencher os seus dados corretamente!

Segunda fase

Após o processo de inscrição e a avaliação do perfil do potencial participante pelos pesquisadores, você receberá uma confirmação através do e-mail cadastrado. Por isso, é muito importante que os seus dados do cadastro estejam corretos.

Terceira fase

Em seguida, entraremos em contato para que possamos completar o seu cadastro. Você receberá algumas perguntas de triagem para ter certeza de que é compatível. Nesse caso, você continuará na próxima fase. O contato poderá ser realizado por telefone, mensagem por WhatsApp, no e-mail cadastrado no momento da inscrição e/ou outro canal disponibilizado pelo participante.

Quarta fase

Se os organizadores do estudo acharem que você atende aos critérios, eles marcarão uma consulta para conhecê-lo e poderão solicitar que você faça um exame físico ou outros exames adicionais.

A intenção desta visita é verificar se um candidato a participante cumpre todos os critérios de inclusão e exclusão de um protocolo específico. Nesta fase, também é importante possuir a confirmação do diagnóstico da doença, relatório médico e as prescrições de medicamento atualizadas.

Esta é também a etapa em que você pode fazer perguntas aos profissionais de saúde sobre o estudo, possíveis efeitos colaterais e benefícios.

Quinta fase

Se todas as condições forem preenchidas, você começa a participar de uma parte prévia do estudo e conta com o acompanhamento dos médicos, fase que é conhecida como “screening”. É importante saber que você pode mudar de ideia sobre a sua participação do estudo a qualquer momento. Essa informação, bem como outros protocolos do estudo estarão descritos no consentimento informado, o qual você deverá assinar antes de participar.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat