Blog

Tudo o que eu preciso saber para participar de um estudo clínico!

COMPARTILHE:

Muitas pessoas esperam por novas soluções quando se têm um problema de saúde grave, principalmente em casos que carecem de tratamentos eficazes. A participação em um estudo clínico pode ser uma opção ao garantir o acesso a terapias promissoras. Mas antes de se voluntariar, é importante estar informado sobre o processo e por que ele é tão importante, bem como ouvir a opinião de seu médico de confiança.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o tema, aqui estão as perguntas mais frequentes a serem feitas antes de tomar qualquer decisão!

O que são estudos clínicos?

Os estudos clínicos são um conjunto de processos de investigação científica que envolvem seres humanos e que tem como objetivo avaliar a segurança e a eficácia de um procedimento ou medicamento. Uma terapia existente pode ser melhorada ou novos ingredientes ativos ou tratamentos podem ser testados.

Quais são os benefícios?

Os participantes desfrutam de um tratamento médico multidisciplinar, baseado nos mais recentes conhecimentos científicos.  Ao participar de um ensaio clínico, você sem dúvida está dando uma contribuição valiosa para melhorar as opções de tratamento e ajudar a melhorar a vida de pessoas com problemas de saúde – talvez até mesmo para salvá-las. Além de ter a possibilidade de melhorar a sua própria saúde, ao receber novas terapias que ainda não estão disponíveis no mercado e que podem ter mais sucesso do que as convencionais.

Quem pode participar dos estudos?

Tanto pessoas com certas doenças quanto pessoas saudáveis podem participar de estudos clínicos. No entanto, a participação, mesmo que voluntária, depende de uma série de critérios que visam garantir a segurança dos participantes.  Existem os critérios de inclusão e os critérios de exclusão, ou seja, recursos que vão a favor ou contra a participação, como por exemplo: o gênero sexual, idade, tipo e estágio da doença, uso de medicamentos, terapias anteriores, entre outros.

Terei alguma despesa sendo participante?

Não há custos para você participar de um estudo clínico. As consultas médicas, os exames e os medicamentos relacionados à pesquisa são de responsabilidade do centro e do patrocinador. Geralmente, os custos de viagem também são cobertos. 

O que é ser um voluntário de pesquisa?

Um voluntário de pesquisa clínica é qualquer pessoa que depois de informada sobre os objetivos, a metodologia e os riscos e benefícios do estudo, decide participar de um estudo clínico de forma voluntária, sem receber benefício financeiro em troca.

Quanto tempo pode durar um estudo?

A duração dos estudos clínicos pode variar amplamente. Alguns demoram alguns meses, outros vários anos. Muitos mesmo após terminarem o tratamento, continuam acompanhando os pacientes através de check-ups periódicos. Estas informações, bem como todos os procedimentos, dias de visitas e outras dúvidas serão informados pelo centro de pesquisa no período de triagem durante o processo de Consentimento Livre Esclarecido.

Quer conhecer um centro referência em Pesquisas Clínicas e participar ativamente das inovações da ciência? Clique aqui e saiba quais são os estudos em aberto neste momento!

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat