Blog

Pesquisa:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHE:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A pandemia de Covid-19 rendeu, desde o início, uma série de dúvidas sobre os mais diversos aspectos envolvendo a doença e as vacinas desenvolvidas para ela. Temas básicos como a eficácia da vacina, efeitos colaterais e tempo para imunização foram motivos para certa desconfiança da população.

Por conta destas dúvidas, surgiram também mitos e verdades sobre as vacinas desenvolvidas contra o vírus. Nestes casos, é importante que as pessoas busquem fontes confiáveis de informação para não caírem em armadilhas.

Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre as vacinas para a Covid-19:

Quem já teve Covid-19 não precisa receber a vacina: Mito! 

Mesmo quem já foi infectado pelo vírus tem a necessidade de receber a vacina. É verdade que contrair e se curar da doença garante uma resposta de certa imunidade, porém sua duração não é o bastante para manter alguém protegido na maioria dos casos.

Preciso esperar para tomar qualquer outra vacina após receber a imunização contra a Covid-19: Verdade!

Não se deve receber doses de diferentes tipos de vacinas em um intervalo de tempo curto. Por exemplo, uma pessoa que foi vacinada contra a Covid-19 deve aguardar, no mínimo, duas semanas para tomar a vacina da gripe e vice-versa. O mesmo vale para quaisquer outras vacinas, já que ainda não foram estudados os possíveis efeitos de receber um dos imunizantes para o novo coronavírus junto com o de alguma outra doença.

As vacinas alteram o DNA humano: Mito!

As fórmulas das vacinas elaboradas para combater a Covid-19 e evitar formas graves da doença nem mesmo entram em contato com o DNA, ou seja, não existe a menor possibilidade de alterarem o material genético humano.

Por isso, busque sempre ao máximo as informações sobre a Covid-19 e suas vacinas, mas não deixe de receber doses de algum dos imunizantes por dúvidas geradas por meio de fontes duvidosas. As vacinas são a nossa maior esperança para, juntos, superarmos esta pandemia.

Conheça os estudos clínicos do CEMEC voltados para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 e se inscreva como voluntário!

Cadastre-se e receba notícias do CEMEC

Unidade São Bernardo do Campo

Rua Silva Jardim, nº 187 • Salas 63 e 64 • Santa Tereza
CEP: 09715-090 • São Bernardo do Campo • SP

Fax: +55 (11) 4930.4342
Tel: +55 (11) 4930.4243
E-mail: coordenacao.sbc@cemecpesquisaclinica.com
E-mail: gerencia@cemecpesquisaclinica.com

Copyright © 2019 CEMEC Pesquisa Clínica. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Emcomjunto
WhatsApp chat