Diabetes: uma doença que não vai esperar a pandemia passar!

O mundo sofreu diferentes tipos de impacto por conta da pandemia de COVID-19. Eventos cancelados, comércios fechados e uma série de restrições para evitar ao máximo que aconteçam aglomerações. Porém, um dos maiores problemas causados foi a dificuldade de continuar com tratamentos essenciais para pacientes que precisam de supervisão constante, como o caso dos diabéticos.

Com a proliferação acelerada da COVID-19, boa parte da população passou a evitar ao máximo ir a hospitais e clínicas médicas, já que as chances de entrar em contato com o vírus, em teoria, são maiores em locais que recebem todos os dias pacientes infectados pela doença.

No entanto, milhares de brasileiros precisam de atendimento frequente para diversos problemas de saúde.

Para quem luta contra o Diabetes – mais de 13 milhões de pessoas travam essa batalha no Brasil – é necessário seguir uma rotina de cuidados na alimentação e no uso de medicamentos que precisa ser acompanhada por um profissional que conheça o quadro de cada paciente.

Em 2020, com os obstáculos impostos pela pandemia, muitos destes pacientes tiveram alterações preocupantes em suas rotinas, como redução de atividade física e um menor controle nos níveis de açúcar no sangue. Esses dois fatores são decisivos para uma maior ou menor qualidade de vida de um diabético.

Além disso, a doença está também associada a quadros mais graves de pessoas infectadas com a COVID-19. Aqueles que sofrem com o Diabetes estão no grupo dos pacientes que apresentam comorbidades que correm mais riscos se contraírem o vírus. Ou seja, é ainda mais necessário estar com o Diabetes controlado para evitar problemas ainda maiores com a saúde.

O CEMEC possui um estudo sobre Diabetes Tipo 2 que busca ajudar milhões de pessoas a terem vidas melhores ao conviverem com a doença de maneira mais saudável.

Se você sofre com o Diabetes, procure manter uma rotina saudável e tente encontrar, junto com seu médico, maneiras de continuar monitorando o quadro clínico durante a pandemia, para que nenhuma das duas doenças acabe prejudicando seu dia a dia.