Blog

Conheça o Projeto Canudos e ajude comunidades vulneráveis a se tornarem autossustentáveis!

COMPARTILHE:

Se você acompanha as redes sociais do CEMEC, provavelmente já leu algo sobre o Projeto Canudos, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES).

O projeto tem como principal objetivo tornar possível um atendimento médico de qualidade para pessoas que vivem em comunidades carentes e com poucos recursos.

Além disso, também leva educação a locais que não teriam acesso para contribuir com o desenvolvimento intelectual e inserção de pessoas no mercado de trabalho, após receberem uma base teórica e até cursos que ensinam novos ofícios para pessoas que precisam de oportunidades profissionais.

Junto com o Canudos, o IBES criou outras duas frentes de atuação: o Forte Severina – que oferece ferramentas e cursos para auxiliar pessoas em busca de novas fontes de renda – e o Sertão Sonhador, que ajuda pessoas a alcançarem seus sonhos.

E foi no Forte Severina que surgiu um dos acontecimentos mais bonitos desta iniciativa do IBES. Em 2019, 18 mulheres do sertão baiano puderam se especializar em técnicas de corte e costura para, assim, conquistarem uma nova fonte de renda com o ofício aprendido. Porém, logo em seguida, surgiu a pandemia de Covid-19, dificultando que o trabalho rendesse frutos.

No entanto, o que poderia ser um obstáculo acabou se tornando uma oportunidade para essas mulheres guerreiras. Elas passaram a produzir EPI’s de TNT e abasteceram secretarias de saúde da região. Além de máscaras de proteção, aventais, propés, gorros e lençóis são alguns dos produtos feitos por elas.

O Projeto Canudos atua principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas também no exterior, ajudando famílias estrangeiras que também necessitaram e ainda necessitam de ajuda ao longo destes 11 anos de existência.

Para continuar contribuindo cada vez mais com melhorias para comunidades carentes, a iniciativa conta com as cruciais participações de voluntários. Por isso, se você é um profissional da saúde, ajude como puder o Projeto Canudos. A sua contribuição pode fazer toda diferença.

Faça a sua doação por meio do Padrim, uma plataforma de financiamento coletivo, visite o site!

https://www.padrim.com.br/projetocanudos

Ou faça a sua doação pelo PIX com a chave 29.868.714.0001-06.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat