Blog

Entenda como acontece um estudo clínico de uma vacina para Covid-19

COMPARTILHE:

O mundo vive uma fase de expectativas e alívio com o avanço da vacinação contra a Covid-19, uma ferramenta essencial para o controle da pandemia. Por conta da necessidade e da urgência, essas vacinas foram desenvolvidas em um prazo muito menor do que de costume, mas, mesmo assim, passou por etapas de pesquisa clínica para poder chegar até a população.

E não poderia ser diferente, já que o processo de estudos clínicos de uma vacina é absolutamente indispensável para garantir que o produto criado não irá causar outros problemas para a população.

Para desenvolver uma nova vacina são necessárias quatro fases:

Demonstrar a segurança da vacina (Fase I): tem por objetivo comprovar que a substância pode ser aplicada em seres-humanos sem causar problemas graves;

Estabelecer imunogenicidade (Fase II): esta é a fase em que o objetivo é identificar a capacidade que a vacina tem de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos. Geralmente a imunogenicidade é medida por meio de coletas de sangue;

Demonstração de eficácia (Fase III): é última fase necessária para que a vacina obtenha o registro sanitário. Nesta etapa os dados dos efeitos do produto são analisados para identificar se chegou ao índice mínimo para ser liberada para a população;

Estudo pós-comercialização (Fase IV): esta já acontece após o início da vacinação ao público em geral. Trata-se de uma análise dos efeitos da vacina e de sua eficácia fora do grupo estudado.

Os participantes dos estudos clínicos também são cuidadosamente selecionados para que os testes sejam eficientes para mostrar a eficácia da vacina nos grupos que mais necessitam. São analisados o perfil do público e também as áreas de maior transmissão do vírus.

Com isso, fica evidente a importância da pesquisa clínica no processo de desenvolvimento e aprovação de uma vacina. Portanto, quando chega ao público, a população não precisa se preocupar com a confiabilidade daquele insumo, pois os testes previamente realizados já minimizam – ou até anulam – qualquer tipo de surpresa negativa.

O CEMEC está realizando o pré-cadastro para pessoas que podem se interessar em participar de um estudo clínico de vacina para a Covid-19. Quer saber mais? Clique aqui!

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat