Blog

Depoimento do Rodrigo Pavani sobre a criação e gestão de um centro de pesquisa

COMPARTILHE:

O nosso gerente de pesquisa clínica, Rodrigo Pavani, concedeu um depoimento no qual comentou sobre os desafios de se criar um centro de pesquisa, os aspectos aos quais considerou como pilares para que o centro funcione e também sobre o início do CEMEC.

Sobre a criação de um centro de pesquisa

“Não é uma tarefa das mais fáceis. Não é simplesmente você juntar todos os ingredientes em uma única panela e achar que vai dar certo. Há muitas variáveis que podem levar isso a dar certo ou não.”

Ao comentar que não se trata de uma tarefa simples e que não basta tratar a criação como uma receita, Rodrigo comentou que um dos aspectos mais importantes é, justamente, a perseverança, já que no começo é necessário despender um grande esforço para fazer com que o centro ganhe uma base forte para o seu funcionamento.

A respeito disso, um outro ponto que comentou foi sobre os pilares necessários para estruturar uma base sólida:

“Têm alguns pilares da pesquisa clínica que você precisa ter. Você tem que ter uma estrutura, obviamente, para começar pode ser um consultório. Você precisa de uma de uma equipe médica, e um investigador principal dedicado, comprometido com o projeto, acredito que isso seja o mais importante. Você precisa ter um comitê de ética, e é claro, você precisa de pacientes, afinal, sem pacientes não tem pesquisa clínica.”

Ao comentar sobre estes aspectos, o gerente de pesquisa clínica mencionou que, em relação à estrutura, não acredita que seja um ponto tão importante, já que o início do CEMEC ocorreu em um pequeno espaço que possuíam, entretanto enfatizou a importância de uma equipe médica que esteja disposta a contribuir para a pesquisa clínica, o que é entendido como um grande desafio em função da quantidade de responsabilidades que estes profissionais possuem.

A respeito do comitê de ética, comentou que não é um problema, pois não é preciso elaborar um, sendo possível apenas vincular-se a um comitê de ética.

E, sobre os pacientes, comentou que este é um dos aspectos primordiais, pois não é possível conduzir uma pesquisa clínica sem que haja participantes para tal.

Ao final da descrição dos pilares, Rodrigo comentou que apenas isso não é o suficiente para que um centro de pesquise funcione e dê certo, sendo também preciso realizar um bom treinamento com a equipe para qualificá-la para realizar um bom trabalho, o que reduzirá as chances dos procedimentos serem realizados equivocadamente.

Rodrigo enfatizou também a importância do conhecimento, o que possibilitou ao CEMEC definir claramente o perfil de profissionais que seriam necessários, além da experiência e perseverança, que serão fundamentais principalmente no início, mas que também terão um papel importante durante a história do centro.

Pesquisa:

Compartilhe:

WhatsApp chat